Linguagem e Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas

Apresentação

 

Saiba mais sobre a LingCognit

 

O LingCognit – (Lingua)gem & Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas é um grupo de pesquisa em Estudos Analíticos-descritivos da Linguagem sediado na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, com vínculo permanente ao Programa de Pós-graduação em Linguística – PPGEL. O credenciamento do LingCognit junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, da Plataforma Lattes, que se constitui como um inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País, ocorreu em 2018. No entanto, as nossas ações de pesquisas começaram em 2019, a partir do Seminário Dialogando saberes: Linguística, Tradução e Interpretação em diferentes perspectivas. No ano de 2021, realizamos o primeiro Colóquio de Pesquisas de Linguagem e Cognição, com o tema “Educação, Linguística, Tradução e Interpretação de Língua de Sinais - CELTILS

O LingCognit desenvolve as pesquisas em torno do uso da língua, linguagem e cognição, com interfaces aos Estudos da Tradução, Estudos da Interpretação das línguas naturais (oralizadas e gestualizada) e aos Estudos da Semântica Lexical. As investigações assumem uma perspectiva transdisciplinar que analisa e observa os fenômenos do uso da língua em relação aos aspectos cognitivos da prática tradutória e interpretativa, em relação as várias competências psicofisiológicas e, entre elas, específicas, que podem ser compreendidas e desenvolvidas a partir das contribuições do arcabouço teórico da Linguística Cognitiva.

O LingCognit pesquisa sobre os processos de categorização humana, com base no Realismo Corpóreo, que elucidam os fenômenos relativos à influência de modelos cognitivos idealizados e dos modelos cognitivos culturais, sobre o modo, de como as categorias conceptuais se estruturam e atuam no processo do "fazer sentido" das experiências biossocioculturais em situações variadas de interação comunicacional.

O LingCognit se apropria do referencial teórico da Linguística Cognitiva, que se constituiu institucionalmente, como paradigma científico, há pouco mais de 20 anos, com os primeiros estudos iniciados nos anos 80, tanto na América do Norte, como em alguns países da Europa. Os linguistas norte-americanos, os pioneiros e fundadores da Linguística Cognitiva, foram Ronald Langacker, George Lakoff e Leonardo Talmy abordam em suas pesquisas, que a linguagem é um instrumento para organizar, processar e transmitir à informação, considerando-se atividades cognitivas (mentais). Apesar da diversidade teórica e metodológica, a Linguística Cognitiva assume que a linguagem é a parte integrante da cognição, que se fundamenta em processos cognitivos, sócio-interacionais e culturais. Com estudos pelo uso da língua, contexto da conceptualização, categorização, processamento mental da interação com a experiência individual, social (coletiva) e cultural. Destes princípios e métodos, resultam como base, as principais linhas de investigação em Linguística Cognitiva, que são a Semântica Cognitiva (Lakoff 1987; Langacker 1987, 1991; Talmy 2000); a Gramática Cognitiva (Langacker 1987, 1991, 1999); e a Gramática de Construções (Goldberg 1995, 2006; Croft 2001; Östman, Fried 2005). 

O LingCognit também reúne pesquisadores colaboradores com parcerias interinstitucional da UnB, Unioeste, UFSC e IFSC (Campus Palhoça), e estudante-pesquisadores com interesse no arcabouço teórico da Linguística Cognitiva, correlacionando a Linguística Sistêmica-Funcional do uso da língua.

LingCognit realiza suas atividades sem fins lucrativos com planos de ação que envolve os estudantes-pesquisadores e os pesquisadores colaboradores em diferentes eventos acadêmicos – Seminários, Colóquios, Oficinas, Whokshop, Leituras Orientadas, Produções Científicas, entre outras atividades. O público-alvo é a comunidade acadêmica interna da UFES e das instituições envolvidas, como também os acadêmicos de graduação e estudante-pesquisadores de outras instituições, que tenham o mesmo interesse de dialogar sobre os Estudos Linguísticos da Linguística Cognitiva.

O LingCognit tem como finalidade de orientar (sub)projetos científicos que procuram estar organizados numa metodologia adequando-se as linhas de pesquisas, no propósito de fomentar resultados científicos que auxilia diretamente na formação e prática de Tradutores/Intérpretes das Língua Orais e Língua de Sinais, bem como, na formação de formadores.

Seja bem-vind@s ao Grupo de Pesquisa LingCognit. 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910