Linguagem e Cognição: escolhas tradutórias e interpretativas

Projetos

Projetos de Ensino (DLL/CCHN)

Laboratório LexLibras

Grupo de Ensino sobre o Fazer Sentido Cognitivo 


Projetos de Extensão (PROEX/PROPLAN)

Interpretação Simultânea: contextos especializados para Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais - TILS (PROEX/PIBEX nº1115)

Tradução/Interpretação da Língua Portuguesa para Libras em ações Extensionistas (PROEX/PROPLAN/PAEPE)

Descomplicando à gramática da Língua Brasileira de Sinais para tradução e interpretação de Libras¹ (PROEX nº 1330)

Curso Básico, Intermediário, Avançado e Conversação em Libras² (PROEX nº 1112)


Projetos de Pesquisas - Iniciação Cientifica (PRPPG) - Registro nº 9466/2019 (Nota A)

Atuação do TILSP no Ensino Superior: a linguagem acadêmica e suas barreiras linguísticas - Renata Silva dos Santos (PIVIC)

Parâmetros linguísticos dos aspectos fonomorfológico da gramática da língua brasileira de sinais e as interferências comunicativas impactadas durante o contexto pandêmico da COVID-19 - Priscila Delfina de Souza Ribeiro (PIBIC/FAPES)

Propostas de Sinais-termos jurídicos para vocabulário em Libras - Jessica Santos Souza Martins (PIVIC)

Acessibilidade Comunicacional e o Tradutor-Surdo - Rafael Vieira dos Santos² (PIBIC)

O Processamento Cognitivo do Surdo - Leidiane Dias da Silva² (PIBIC)

A instrumentalização da acessibilidade no magistrado: o tribunal, as partes e o TILS. Quem é este profissional? - Railda Freitas da Silva Costalonga² (PIBIC)


Projetos de Pesquisas - Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Registro nº 9466/2019 (Nota A)

OS PROCESSOS COGNITIVOS DA INTERPRETAÇÃO VOCALIZADA DE LIBRAS PARA LÍNGUA PORTUGUESA - Rutileia Gusmão Pinheiro (PPGEL)

O ENFRENTAMENTO DOS OBSTÁCULOS LINGUÍSTICO - COGNITIVOS DO SUJEITO SURDO NA LEITURA DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS PRODUZIDAS EM LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA - Leandro Alves Wanzeler (PPGEL)

A CONVENCIONALIZAÇÃO LINGUÍSTICA DA LIBRAS NO CONTEXTO JURÍDICO COMO FERRAMENTA PARA ALCANÇAR A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA  - Jessica Santos Souza Martins (PPGEL)

HAGAR, O HORRÍVEL: A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA DAS ADVERBIAIS FINAIS E TEMPORAIS NOS DIÁLOGOS DOS PERSONAGENS - Natália Crissaff Amaro² (PPGEL - 2020)


Obs.: Os projetos de ensino, pesquisa e extensão são coordenados pela Profa. Dra. Flávia Medeiros Álvaro Machado (DLL/CCHN/PRPPG/PPGEL/UFES)

(¹) Projeto Suspenso

(²) Projeto Concluído

 

 

 

 

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